Joaçaba fazia parte das terras contestadas pelo Paraná e pela Argentina, que resultou na Guerra do Contestado. Sua colonização teve início no começo do século XX, através das companhias de colonização do Rio Grande do Sul, com imigrantes alemães e italianos. No início seu nome era Cruzeiro e passou a se chamar Joaçaba, que significa tem o mesmo significado, só que na língua tupi-guarani.

No Carnaval, a avenida principal de Joaçaba se transforma em passarela do samba. É considerado pela Riotur – Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro e pela Associação das Cidades Carnavalescas da América, o 3º melhor Desfile de Escolas de Samba do Brasil. No desfile, apresentam-se quatro grandes Escolas de Samba, que com muito luxo e organização transformam a avenida em um verdadeiro espetáculo.  Para acolher os apreciadores desta festa cultural, são montados camarotes e arquibancadas.

O Carnaval de Blocos é uma festa que ocorre paralelamente aos Desfile das Escolas de Samba, sem um espetáculo interferir no outro. Chega a receber 8 mil foliões por noite, em dezenas de blocos. Cada bloco possui sua própria vestimenta colorida – o abadá – e com motivos relacionados à alegria do carnaval. Os blocos de Joaçaba recebem jovens de várias regiões do Brasil. Isso se deve principalmente por ser um evento com grande segurança, dispõem de praça de alimentação, estrutura individual para cada bloco, camarotes e posto de saúde. No Carnaval, a folia toma conta da cidade, com atrações para todos os gostos.