Com 19 praias, Penha tem como principais fontes de renda, além do turismo, a pesca e a maricultura – o que lhe conferiu o título de Capital Catarinense do Marisco.

As paisagens da cidade variam entre vilarejos sossegados de pescadores e balneários urbanizados com boa infraestrutura para atender o turista.

A praia da Armação é a maior da cidade, tem seis quilômetros de extensão e concentra vários hotéis e restaurantes. Penha também conta com praias ideais para o surf, como a Praia do Quilombo. Na Praia da Saudade fica a Bacia da Vovó, muito visitada durante todo o ano por crianças e idosos por formar uma piscina natural em dias de maré baixa. As praias de natureza mais intocada em Penha são Poá, Vermelha, Praia de São Roque, Praia do Monge e Praia do Lucas.

O mirante da Praia Vermelha é um dos melhores pontos de Santa Catarina para a prática de voos de parapente. O visual é incrível e a sensação de liberdade torna o lugar mais que especial. Também serve como parada no meio de uma aventura ecológica caminhando ou de bicicleta, contemplando belíssimas imagens que a natureza de Penha nos proporciona.

Vale a pena conferir a Festa Nacional do Marisco, onde milhares de pessoas visitam a cidade durante os dias de festa atraídos pela culinária. Quem acha que já comeu pratos à base de marisco vai se surpreender com o tradicional marisco ao bafo e o espetinho de marisco.