Aos pés dos gigantescos Canyons de Aparados da Serra e Serra Geral, a cidade de Praia Grande, reconhecida como a “Capital Catarinense dos Canyons” oferece ângulos inéditos para quem busca desafios, contemplação e lazer na natureza.

No município, se encontram os Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, um dos roteiros mais visitados do país. Praia Grande tem o privilégio de estar no trecho mais abrupto da serra, onde estão os canyons mais importantes, como o Itaimbezinho e o Malacara, sendo por isso também chamada de “Cidade dos Canyons”.

O Cânion do Itaimbezinho é o mais famoso do Parque Aparados da Serra e também um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega a 5.800 metros e sua largura máxima alcança os 2000 metros. As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação baixa e pinheiros nativos. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. São formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos, que parecem ter sido “aparadas” de maneira minuciosa.

A trilha que leva ao Canyon Malacara (entrada na fenda) fica no interior do Canyon Malacara, Parque Nacional da Serra Geral. A trilha inicia próximo do Hotel Pedra Afiada, na localidade de Vila Rosa. O destaque principal é a vista das paredes do canyon e a observação de várias espécies da fauna como tucanos, sabiás, pica-paus, entre outros. Observa-se também a transição da Mata Atlântica e da Mata Nebular. É uma trilha de médio a alto grau de dificuldade. Vai depender muito das condições físicas do visitante, de sua habilidade de caminhar sobre as pedras e da distância a ser percorrida. A duração do passeio é de 3 a 4 horas, incluída a volta e as paradas para observação.

Envolvido por cenários de sonho, com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas no interior dos canyons, Praia Grande estimula a prática de esportes radicais e o ecoturismo.