Fundado 1962, o município de Santa Rosa de Lima tem sua história iniciada com colonizadores alemães e imigrantes italianos que, no início do século, foram trazidos a Santa Catarina. Na época contava também com a presença de índios das tribos Botocatus e Aweikomas.

Município com pouco mais de 2 mil habitantes, Santa Rosa de Lima seria uma pequena comunidade rural como tantas outras, se não fosse o avançado projeto de agroecologia (produção agrícola sem uso de agrotóxicos) e o agroturismo que desenvolve e que já obteve reconhecimento internacional. O município é o único do Brasil e da América Latina a figurar no guia da “Accueil Paysan” (Acolhida Camponesa), entidade francesa de divulgação do agroturismo.

Além dos belos cenários de serra, boas opções eco turísticas e fortes referenciais das culturas alemã e italiana, Santa Rosa de Lima oferece ao visitante a oportunidade de hospedar-se em suas pequenas pousadas de agroturismo e turismo rural, conviver com o dia a dia do agricultor e desfrutar das delícias da culinária local.

Santa Rosa de Lima  ainda conta com um Balneário de águas termais, belas paisagens de montanhas e cachoeiras. Santa Rosa de Lima, uma pequena e encantadora cidade com belas paisagens naturais.