O trajeto para chegar em São Bonifácio é um belo passeio. Muito verde, silêncio e quase nenhum trânsito, são os primeiros sinais de que se está chegando numa cidade tranquila.

A antiga vila germânica, ainda bem tradicional e praticamente povoada pelas mesmas famílias que chegaram à região em 1863. A pequena população, de aproximadamente 3.000 habitantes, orgulha-se das belezas naturais do local, que ganhou o Título de “Capital Catarinense das Cachoeiras”.

O Município de São Bonifácio apresenta forte potencialidade ao desenvolvimento do turismo pelos inúmeros atrativos. Por ser aflorado de belezas natural-paisagísticas, o mais praticado é o turismo no meio rural, onde o turista procura hospedagem, lazer, tranquilidade, contato com a natureza, pratos típicos regionais feitos à base de produtos locais.

Há também o turista que vem para visitação às cachoeiras e corredeiras, caminhos naturais, arquitetura enxaimel e eclética, turismo religioso, ciclismo e aquisição de produtos artesanais locais.

Em relação aos eventos, a maior procura é a tradicional Festa do Pão de Milho, com destaque ao Desfile da Colonização Alemã.

A preservação da cultura está presente, principalmente através dos grupos folclóricos; a música e o canto com corais e demais grupos, o Museu Histórico, a arquitetura e a língua alemã.

Mesmo sem propaganda, os encantos desse lugar já chegaram aos ouvidos dos turistas mais atentos que fogem da movimentação das grandes cidades, ainda que por poucas horas. Nos finais de semana, cerca de 600 visitantes – a maioria famílias – vêm ao município em busca de paz, belezas naturais, gastronomia típica e produtos caseiros.