São Domingos é um município conhecido como a Capital Catarinense das Araucárias. Com belezas naturais deslumbrantes, São Domingos conta com o Parque Estadual das Araucárias. O parque, que conta com mais de 600 hectares de área, é referência no turismo ecológico e também como centro de pesquisa avançado pela biodiversidade da fauna e flora.

Cercado por grandes rios e seus afluentes, São Domingos conta com a Usina Hidrelétrica Quebra-Queixo e duas Pequenas Centrais Hidrelétricas, a Ludesa e Santa Luzia Alto, que além de produzirem um grande volume de energia elétrica, se tornaram grandes atrativos turísticos pela beleza deslumbrante de seus lagos. Sem falar, as belas cachoeiras e quedas d’água por todo o interior.

Ganha destaque também o turismo religioso, com diversas grutas e com o Distrito de Vila Milani, que conta com a sede da Igreja Católica Apostólica Conservadora do Brasil, tendo como atrações de visitação o Morro do Calvário, a imagem da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a nova Basílica. Na cidade, a Igreja Matriz e a Igreja do bairro Nossa Senhora Aparecida também são grandes pontos de visitação.

São Domingos foi privilegiado com natureza exuberante e localização geográfica que favorece o desenvolvimento do turismo ecológico. No município, pode-se contemplar o encontro de dois grandes rios da região: o Rio Bonito e o Rio Chapecó, associados a quedas d’água, cachoeiras e saltos, proporcionando um verdadeiro espetáculo natural e um cenário inesquecível aos visitantes. Além disso, o município conta com o Lago da Usina Hidrelétrica Quebra-Queixo, e os Lagos da Pequena Central Hidrelétrica Ludesa e da Pequena Central Hidrelétrica Santa Luzia Alto. Todas essas opções oportunizam uma série de atividades voltadas ao turismo ecológico, esportes náuticos e competições aquáticas.