Situada no Planalto Serrano, a cidade de São Joaquim é intitulada como a Capital Nacional da Maçã. Entre as variedades encontram-se as conhecidas gala e fuji, entre outras.

Festas e festivais relativos a fruta, buscam incentivar, além do consumo ‘in natura’, a divulgação de produtos gastronômicos, desenvolvidos na região como passas, licores, fermentados e vinagres.

Os restaurantes, lanchonetes, confeitarias da cidade, oferecem uma variedade de produtos feitos a partir da maçã e outras frutas ali produzidas, como a exótica goiaba serrana (feijoada), desenvolvida na região. É também ingrediente de preparos variados como bolos, compotas e geleias.

As excelentes condições geográficas da região, aliadas a diversidade étnica e ao uso de modernas tecnologias, resultaram em outro produto de grande destaque, os Vinhos de Altitude, que demonstram características intensas e marcantes.

Brancos, tintos, rosados, espumantes e toda multiplicidade de aromas, sabores e cores, o visitante poderá degustar e conhecer suas harmonizações, percorrendo a Rota dos Vinhos. Premiados nacional e internacionalmente, compõem o cenário desta região rica e abundante em belezas naturais.

A gastronomia é também demonstrada com os queijos caseiros, as rosquinhas de coalhada, o churrasco de frescal e o purê de maçã. Massas artesanais preparadas com molho de pinhão, recebem o visitante e vencem o frio, harmonizadas com os excelentes ‘vinhos laranja’ que tem a cor do pôr do sol.