Privilegiada pela natureza, a cidade de Navegantes nasceu voltada para o mar e logo foi colonizada por açorianos. Conta com um povo hospitaleiro e ostenta um dos mais belos balneários de Santa Catarina.

Navegantes tem 11km de orla marítima com dunas cobertas por vegetação nativa preservada em quase toda a extensão. A larga faixa de areia é um espaço privilegiado para esportes como futebol e vôlei de praia. O novo calçadão com deck, ciclovia e iluminação proporcionam excelentes caminhadas.

Navegantes possui um porto que hoje faz da cidade uma referência nacional, e um aeroporto, considerado o segundo maior do estado e que exerce um papel importante na economia e turismo da cidade. Dona de um dos maiores carnavais do sul do país, Navegantes se destaca no Navegay e os desfiles de blocos que arrastam foliões pela cidade.

Um dos mais lindos cartões-postais de Navegantes. Localizado na Foz do Rio Itajaí-Açu, o Molhe Norte é circulado por navios e transatlânticos que entram e saem do canal, proporcionando uma visão interessante e apreciada por turistas e moradores. Também oferece uma bela vista panorâmica da Praia do Pontal, de um lado, e da cidade vizinha Itajaí, do outro. É frequentado por pescadores e famílias, que podem aproveitar a paisagem caminhando, de bicicleta ou de carro.

Localizada na Praia de Gravatá, em frente ao Posto de Salva-vidas, a Ilhota gera fascínio e curiosidade tanto nos moradores como nos turistas. É possível chegar até ela com a maré baixa e aproveitar o lindo cenário. O local também é um viveiro natural de mariscos e possui ótimos pontos para quem aprecia a pesca de arremesso.

O Morro da Pedra é indicado para quem aprecia o turismo ecológico e de aventura. Localizado no bairro de Escalvados, zona rural do município, o Morro da Pedra oferece uma visão privilegiada da região e possui rampas para voos de asa-delta e parapente.

O grande símbolo do município é a Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, que atrai fiéis para a procissão fluvial. O Memorial da Nossa Senhora dos Navegantes é um espaço de memória da tradição que é cultuada há mais de 100 anos na cidade, um acervo com fotos históricas, documentos, imagens e objetos litúrgicos. Fica localizado na Travessa Valdemar Vieira, 42, anexo ao barco do Santuário.

O Barco Temático, recria em tamanho real um barco de pesca, simbolizando a tradição pesqueira e uma das principais fontes de economia do município. No andar térreo funciona uma loja de artigos religiosos, além do Memorial em homenagem à padroeira do município. No andar superior localiza a sede da secretaria de turismo.