Tijucas, a Capital do vale, está localizada numa bela planície do litoral catarinense. É o principal acesso para a rodovia SC401, caminho para as cidades de Canelinha, São João Batista e Nova Trento. Sua localização privilegiada, ser margeada pelo rio e pelo mar, faz da cidade uma grande vitrine durante as temporadas de verão.

É uma cidade hospitaleira e reconhecida por seus atrativos naturais e culturais. O município também esconde tesouros da natureza, como cachoeiras, riachos e vegetação nativa.

Seu interior ainda preserva características culturais no feitio de doces caseiros e artesanato, além da tradicional atividade pesqueira, muito presente ainda nos dias de hoje.

Rota de acesso ao Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento, o município também revela boas surpresas no âmbito religioso, com grande quantidade de capelas históricas preservadas pela comunidade local. Uma vez ao ano, é realizada, em frente à Igreja Matriz, uma grande festa, a do Divino Espírito Santo. A festa conta com a presença de pessoas da região, como as cidades de Canelinha, Itapema, São João Batista, entre outras.

Suas casas antigas, algumas com mais de 100 anos, como o Casarão do século XX. O Casarão é uma das mais antigas moradas nobres do início do século XX no Estado. Todo o material para a construção da casa veio da Europa.