Conhecida como a capital do Extremo Oeste, São Miguel, como é chamada carinhosamente por seus habitantes, concentra a maior rede de serviços públicos, saúde, educação e de apoio ao turista, de toda a região. Localizada próxima à fronteira da Argentina, é um destino seguro para argentinos, paraguaios e chilenos que desejam pernoitar ou se alimentar, antes de seguirem viagem até o litoral catarinense. Assim como as demais cidades, é notável a forte influência italiana, alemã e gaúcha na gastronomia, bastando ir a um restaurante para encontrar pratos que possuam essa identidade.

Não é possível passar em São Miguel do Oeste e deixar de saborear uma sopa de agnoline ou uma minestra (sopa de feijão com macarrão ou arroz), uma boa polenta na chapa, carnes, embutidos, queijos artesanais e uma boa massa. De sobremesa, encontramos as saborosas compotas, doces e sagus, dentre outras possibilidades. Além disso, não há como deixar de registrar o amor pelo chimarrão. Em fins de semana, os moradores se reúnem na principal praça da cidade para contemplar o pôr do sol e “matear” com familiares e amigos.

Muito da qualidade oferecida pelos restaurantes é oriunda da forte agricultura e pecuária da região, o que possibilita que sejam oferecidos produtos frescos, elevando ainda mais a qualidade e o sabor dos pratos. Anualmente ocorre a FAISMO, uma feira agropecuária, com shows e gastronomia, reúne cerca de 60 mil pessoas de toda a região oeste, e que reforça ainda mais essa força produtiva da região.

É importante destacar que além da forte economia agrícola e pecuária, que impactam diretamente na gastronomia da região e de Santa Catarina, São Miguel do Oeste, nos últimos anos, desenvolveu outros setores relacionados a alimentação e que vem ganhando espaço no segmento. Um dos destaques é a cervejaria Big John, que trouxe mais uma opção de lazer e gastronomia, além de ajudar no reconhecimento da região no mapa cervejeiro estadual. Outro destaque é para a produção de sorvetes da Diêlo, que soube aproveitar a excelente qualidade do leite da bacia leiteira da região Extremo Oeste e hoje está em franca expansão, presente em mais de 5.500 estabelecimentos, em quatro estados brasileiros.