Fundada em 1870, o nome da cidade teve sua origem no caudaloso Rio Tubarão, que por ela passa. Tubarão deriva de “Tuba-nharô” que em tupi-guarani significa “Pai Feroz”, forma pela qual os indígenas nomeavam o rio, sendo uma referência tanto à navegabilidade do rio quanto as constantes enchentes.

Nos seus primórdios foi uma grande facilitadora no transporte de mercadorias de Lages para Laguna. A implantação da Ferrovia Thereza Christina, em 1884, também alavancou o progresso da cidade, inicialmente chamada de Vila Nossa Senhora da Piedade.

Homenageada como “Cidade Azul” pelo escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea que, encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno, atribuiu o carinhoso apelido à cidade.

É a segunda cidade em população do sul de Santa Catarina, sendo importante polo comercial da região. Tem sua principal atividade econômica ligada ao comércio, à agricultura e à pecuária, com destaque também para empresas do setor de cerâmica.

Tubarão possui posição privilegiada ao sul de Santa Catarina, no coração das termas, próximo ao litoral e aos pés da Serra do Rio do Rastro. Reconhecida por sua hospitalidade e segurança, a cidade conta com uma qualificada rede de serviços e hospedagem, além de inúmeras opções em gastronomia, shows e entretenimento.

Polo de integração regional, possui um dos maiores centros de comércio do estado, sendo referência na realização de eventos. Entre suas atrações, destacam-se as estâncias termais, com experiências terapêuticas, banhos de imersão, atividades de Spa, estrutura para lazer e esportes em meio a natureza.

Berço de Anita Garibaldi, a cidade expressa sua riqueza histórica por meio de monumentos e casarios. No Centro Municipal de Cultura é possível encontrar parte do acervo de Willy Zumblick, ilustre pintor tubaronense.

E para fechar com chave de ouro, um retorno ao passado no Museu Ferroviário, com seu acervo de locomotivas e vagões da Ferrovia Tereza Cristina – estrada de ferro às margens do rio Tubarão, que liga a serra ao mar e pode ser percorrido em um inesquecível passeio de Maria Fumaça.