O Município de Ilhota foi colonizado por imigrantes belgas, através de um empreendimento comercial liderado por Charles Maximiliano Luiz Van Lede, pesquisador e engenheiro que veio àquelas terras movido pelo desejo de encontrar riquezas minerais.

A movimento da economia de Ilhota gira em torno do Turismo de Compras. São produtos de excelente qualidade da moda íntima, praia e fitness encontrados nas inúmeras lojas localizadas principalmente ao longo da rodovia Jorge Lacerda – principal via de acesso que liga o interior ao litoral.

O grande número de confecções, conferiu à Ilhota o título de “Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia”. O Delamip – Feira de Tendências e Desfiles de Lançamento da Moda Íntima e Praia é um evento anual que proporciona boas oportunidades de negócios e divulga o potencial do setor da confecção nacional e internacionalmente. Há também lojas com artesanatos em vime e móveis rústicos elaborados a partir de madeiras de demolição.

O Parque Botânico Morro do Baú foi criado em 1961 pelo botânico Padre Raulino Reitz. O principal objetivo do Parque, que tem área de 750 ha, é preservar e desenvolver pesquisa sobre conservação e manejo de florestas e implementar educação ambiental junto aos seus visitantes e moradores vizinhos. Os visitantes devem se apresentar à administração antes de fazer a trilha. É possível acampar na área próxima da cachoeira principal. Não há serviços de restaurante, mas existe a possibilidade de uso das churrasqueiras no local reservado para camping.

As estradas interioranas com suas belas paisagens fazem parte do Roteiro Costa Verde e Mar de Cicloturismo. O roteiro passa pelas localidades de Braço do Baú, Baú Central, Baú Baixo, Centro da Cidade, Minas e Laranjeiras. Todo trajeto encontra-se sinalizado para facilitar o acesso

Entre os atrativos culturais e de lazer estão a Festa do Divino Espírito Santo (maio), o Festival de Terno de Reis (dezembro e janeiro) e o Encontro de Amigos (junho), que já fazem parte do calendário das festas religiosas e populares. A Expo Belga (setembro) traduz a tradição belga. Os eventos de moto velocidade acontecem no Motódromo Ermínio Ferretti, localizado no interior do município.