Estar na região Caminho dos Canyons é apreciar a natureza em vários pontos do trajeto. Na cidade de Turvo, predominam as plantações e as tecnologias agrárias, vivência comum para os moradores e impressionante para visitantes.

A produção em larga escala de arroz coloca na paisagem da cidade uma interessante frota de tratores. Não por acaso, em agosto dos anos ímpares, existe um animado evento chamado “Arrancada Sul Catarinense de Tratores”, onde os agricultores apresentam suas habilidades em manusear as grandes máquinas tão comuns no dia a dia da cidade.

Em maio de anos pares, tem a Festa da Colheita, junto com a Festa da Pitaya. Embora o cultivo do arroz seja majoritário, a agricultura familiar na cidade vem ganhando destaque pelo cultivo da pitaya. No Recanto das Pitayas, local que deu início a essa cultura, é possível encontrar pitaya orgânica de polpa branca, rosa, vermelha e roxa, além de produtos provenientes do beneficiamento do fruto como sucos e licores.

Numa visita ao local, é possível ver as técnicas de plantio, acompanhar o crescimento intrigante e saboroso do fruto, adquirir mudas e saborear o fruto tirado da planta. Além da pitaya e do arroz, alguns produtores da cidade estão investindo no cultivo do pimentão e da antemoia – o fruto é resultado do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia, outro alimento da família Annonaceae, o qual pertence a graviola.

Entre um encanto e outro na cidade, vale conhecer os restaurantes que servem o típico churrasco do sul. Os mais conhecidos ficam localizados às margens da BR 285 que liga o sul do estado à Argentina. Caso não esteja com paladar para churrascaria, os restaurantes da cidade de Turvo oferecem uma ótima amostragem da gastronomia italiana, e também contam com produção local de derivados da cana de açúcar, que encantam e adoçam o passeio.