A história de Videira começa na época da construção da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul. Esta mesma estrada férrea, às margens do Rio do Peixe, dividia as Vilas de Perdizes e Vitória. Videira foi fundada em 1944 e colonizada por descendentes de italianos e alemães.

O nome é herança das saudosas parreiras de uva, marca registrada da região, que deram o título à cidade de Capital Catarinense da Uva e do Espumante. O relevo acentuado forma um grande vale, com lindas montanhas e paisagens.

O município desenha seu futuro sem perder a essência de sua cultura, história e tradição. Os principais atrativos turísticos são a Igreja Matriz, Museu do Vinho, Praça do Coreto, Observatório Astronômico, Estação Ferroviária, Parque Linear do Rio do Peixe, Casa do Telégrafo, onde também funciona o Centro de Atendimento ao Turista, Coleção RNS de Carros Antigos, Cidade da Criança e charmosas vinícolas produtoras de vinhos finos e coloniais.

Em Videira, aproveite para agendar uma visita à Vinícola Santa Augusta para degustar os vinhos e espumantes. A combinação entre técnicas avançadas, condições privilegiadas de cultivo a mais de mil metros de altitude catarinense e tecnologia internacional, resulta em vinhos finos únicos e emblemáticos. Elegância, qualidade, valorização do terroir e paixão, revelam a personalidade da Vinícola Santa Augusta, para quem cultivar vinhas, é uma arte. Quando se entende a diferença entre e beber um vinho e se apaixonar por um vinho, a vida ganha novos sabores.Tanta dedicação se revela em reconhecimento, pelos diversos prêmios e medalhas conferidos à vinícola, em concursos nacionais e internacionais.